Black Hat SEO

Postado em 03 fev 2010, categoria: Black Hat SEO, SEO | 13 comentários

  • Black Hat SEO

Existem duas formas muito conhecidas para aplicação das técnicas de Otimização SEO – Search Engine Optimization. Uma chamada de White Hat (chapéu branco), e a outra Black Hat (chapéu preto). Porém, existe outra forma, chamada de Gray Hat (chapéu cinza) que é o meio termo entre o Black (Preto) e o White (branco).
Na verdade apenas uma delas segue as diretrizes do Google e outros buscadores, enquanto as outras tentam manipular os spiders ou algoritmos dos mecanismos de busca para melhorar a classificação das (SERP) Search Engine Results Page ou das páginas nos resultados da busca.

Black Hat (Chapéu Preto) é um termo utilizado na área digital referente a segurança da informação, ou seja, técnicas que visam atingir objetivos ilícitos. Esse objetivo pode ser a invasão em um sistema protegido, acesso a informações confidenciais e no caso do SEO a manipulação dos resultados dos mecanismos de busca. Um exemplo de Black Hat SEO pode ser uma invasão num site vulnerável usando a SQL injection para ganhar links. O Google utiliza mais de 200 variáveis para definir o posicionamento de um site referente a cada palavra-chave.
Black Hat SEO é um conjunto de técnicas com o objetivo de manipular essas variáveis para enganar os buscadores, oferecendo conteúdo diferente do resultado da busca.

Nas diretrizes para webmasters do Google, encontramos um texto que descreve as técnicas mais usadas em sites Black Hat SEO que devemos evitar:

  • Evite usar texto ou links ocultos
  • Não utilize técnicas de cloaking (camuflagem do conteúdo real da página) nem faça redirecionamentos não autorizados
  • Não envie consultas automáticas ao Google
  • Não carregue páginas com palavras-chave irrelevantes
  • Não crie várias páginas, subdomínios ou domínios com conteúdo duplicado
  • Não crie páginas com comportamento mal-intencionado, como phishing ou instalação de vírus, cavalos de Troia ou outros tipos de softwares nocivos
  • Evite usar páginas de “entrada” criadas apenas em função dos mecanismos de pesquisa, ou outras técnicas “pré-fabricadas”, como programas de filiação, que têm pouco ou nenhum conteúdo original.
  • O Google afirma que pode identificar grande parte de truques para manipular os seus resultados. O Google também oferece um endereço para que webmasters denunciem sites que possam ser considerados spam ou que tenham inflado artificialmente os seus posicionamentos para determinadas palavras-chave.
    Na interface para Webmasters do Google, no painel do Webmaster Tools, o usuário pode utilizar esse link para denúncia: https://www.google.com/webmasters/tools/spamreport?hl=pt_br

    No caso do Black Hat SEO os mecanismos de busca podem avaliar da seguinte forma:

  • Desconsiderar de seu algoritmo o que considera irregular, sem penalizar o site;
  • Penalizar o site com a perda de posições na tela de resultados;
  • Apagar o site de seu índice.
  • Infelizmente nem todos os sites que utilizam Black Hat SEO são detectados e penalizados pelos mecanismos de busca.
    Existem alguns programas que podem ajudar a detectar sites que utilizam Black Hat SEO, como:

  • Search Engine Spam Detector: identifica texto invisível, texto fora dos padrões naturais de linguagem, palavras-chave repetidamente enfatizadas, ou páginas de entrada.
  • Copyscape: Verifica a existência de páginas com conteúdo duplicado idêntico ao seu na web.
  • Todavia, não existe um programa 100% eficaz contra Black Hat SEO.

    Gray Hat SEO (Chapéu Cinza). Se a cor é cinza, obviamente, Gray Hat SEO soa como meio-termo. E o que é esse meio termo? São técnicas não definidas como Black Hat pelos buscadores que podem ser usadas legitimamente, mas também podem ser usadas para a manipulação de resultados.

    Exemplo:

  • Compra de links para publicidade é perfeitamente legal! Mas se for apenas para aumentar o tráfego é manipulação.
  • Compra de domínios expirados com um PageRank alto pode ser considerada Gray Hat ou não!
  • Não existe uma definição clara para isso. Quem não se interessaria por um domínio expirado com PageRank 6? Contudo, pode ser que o Google interprete de outra forma se alguém comprar esse domínio e redirecionar seus visitantes para outro. Um Redirecionamento 301 leva todo o peso e relevância de um domínio para outro. Se o Google não perceber… Um abraço! Se ele descobrir…
    Grey Hat SEO pode ser definido como a prática de táticas ou técnicas que permanecem mal definidas pelo Google e outros buscadores. Portanto, o uso dessa técnica não é aconselhável.

    White Hat SEO é o procedimento correto, o uso de técnicas legais, éticas, que seguem as diretrizes dos mecanismos de busca, principalmente do Google, para conseguir uma boa classificação das (SERPs) nos resultados de busca.
    Saiba mais sobre Black Hat SEO / Gray Hat SEO / White Hat SEO. Inscreva-se já no Curso de Formação SEO

    5.00 avg. rating (99% score) - 3 votes

    13 comentários

    1. Paulo Roberto / fevereiro 4th, 2010 0:55

      Vivendo e aprendendo. Esse Gray Hat eu não conhecia! Muito bom o Post. Valeu!

      Reply

    2. Julio Cezar / fevereiro 4th, 2010 1:20

      Desculpe a minha ignorancia. Mas não entendi “Um Redirecionamento 301 leva todo o peso e relevância de um domínio para outro” Porque?

      Reply

      • Vincent Benedicto / fevereiro 4th, 2010 1:26

        Olá, Julio! É muito simples! O PageRank está relacionado a URL. Se você tem uma URL (X) e redireciona ela para a URL (Y) o PageRank da URL (X) é incorporada na URL (Y). Não só o PageRank mas todos os links apontados para a URL (X) vão para a URL (Y).
        Espero ter esclarecido suas dúvidas. Obrigado pela visita, pelo comentário e volte sempre!
        Abraços!

        Reply

    3. Alberto Furlan / fevereiro 12th, 2010 8:52

      Já denunciei um site nesse link do Google por duas vezes mas nada adiantou. Tem um site http://www.marketingonline.com.br/ que na realidade é uma doorway. Ele está em primeiro lugar na palavra-chave MARKETING ONLINE já faz tempo e até o texto do site é copia do wikipédia. Dá uma olhada lá!

      Muito bom o post

      Reply

      • Vincent Benedicto / fevereiro 12th, 2010 9:01

        Alberto, o site que você mencionou não pode ser considerado uma doorway. É uma página que só tem textos, conteúdo fraco, mas não te obriga a ir para outra página. Por isso o Google não penaliza. Esse é o tipo de Gray Hat SEO disfarçado. Como o Google não define de forma clara um Gray Hat SEO muitos usam. Eu particularmente acho que ele não tem retorno dessa página.
        Obrigado pela visita. Volte sempre!

        Reply

    4. henriquedaniel / outubro 28th, 2010 15:51

      Olá Vincent Benedicto
      Desculpe mais tenho que descartar da sua segunda resposta.Quando você faz um 301 de uma pagina (X) para uma pagina (Y) nem todo o link-juice é transferido do conteúdo X para o y a uma pequena perda porem ela existe.

      Reply

      • Vincent Benedicto / outubro 28th, 2010 19:17

        Olá, Henrique! Pode até ser que haja uma pequena perda! Como também pode haver perda por vários outros motivos. Se um dos links que passa o juice perde um pouco sua relevancia o juice dele desce junto.
        Valeu pela visita e participação.
        Abraços!
        Vincent

        Reply

    5. Felipe / março 28th, 2011 15:11

      Me tira uma dúvida, eu tenho um site com vários sites redirecionando pra ele. Por exemplo o facebook, se digitar fb.com redireciona direto pro facebook… Isso tem algum peso contra otimização ou não?

      Reply

      • Vincent Benedicto / março 28th, 2011 16:42

        Olá, Felipe! Todas as dúvidas sobre redirecionamento você pode tirar no Curso – SEO Training e Midias Sociais. Inscreva-se no Curso e fique por dentro de tudo sobre SEO.

        Reply

    6. Pâmella / maio 6th, 2011 18:00

      Boa tarde, se eu tiver mais de dois domínios direcionados para um outro domínio principal, isso poderá ser punido em caso de anúncio no adwords ou mesmo pode ser um caso de blackhat?
      Obrigada!

      Reply

      • Vincent Benedicto / maio 6th, 2011 22:22

        Boa tarde, Pâmella! Isso vai depender do tipo de redirecionamento que você está utilizando. Se for em forma de linkfarm e o Google descobrir você será penalizada.

        Reply

    7. wagner / novembro 14th, 2011 16:38

      Olá!
      estou precisando de ajuda, nos resustados de busca do google meu blog aparece sob uma sobra cinza (na página de resustados, antes de entrar).
      é vírus?

      Reply

      • Vincent Benedicto / novembro 14th, 2011 16:44

        Olá, Vagner! Não é virus, é um script que está gerando isso!
        Inscreva-se no Curso de SEO que você aprenderá tudo sobre otimização do seu site e como colocar os scripts.

        Reply

    Comente

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *