Link Juice

Postado em 02 abr 2010, categoria: Link Juice, Page Rank, SEO | 16 comentários

  • Link Juice

Link Juice; se fossemos traduzir ao pé da letra, seria (Suco de Link). Esse é um termo usado na área de SEO para definir o benefício que uma ligação passa para outro site ou outra página da web. O primeiro a usar esse termo foi o consultor de web marketing, Greg Boser. Na versão Google o suco de link, ou Link Juice ajuda a determinar o PageRank.
Podemos definir o Link Juice como sendo a parcela de PageRank transmitida de uma página para outra através de um link.

(…)PageRank™ é uma família de algoritmos de análise de rede que dá pesos numéricos a cada elemento de uma coleção de documentos hiperligados, como as páginas da Internet, com o propósito de medir a sua importância nesse grupo por meio de um motor de busca. O algoritmo pode ser aplicado a qualquer coleção de objetos com ligações recíprocas e referências. O peso numérico dado a cada elemento E é chamado PageRank de E e notado como PR(E).
Suas propriedades são muito discutidas por especialistas em optimização dos motores de busca (SEO, sigla em inglês para search engine optimization).
O processo do PageRank™ foi patenteado pela Universidade de Stanford nos Estados Unidos da América sob o número 6.285.999. Somente o nome PageRank™ é uma marca registrada do Google.(…) fonte: Wikipédia

Em 2007 a Microsoft lançou o Bing Live Search e o Page Score. Mas não se sabe ao certo o criterio usado e quais os fatores relevantes do Link Juice ou pontuação page da Microsoft.
O Page Score são ilustrados pelas barras verdes que você vê ao lado do seu site ou url no Bing Webmaster Tools. Eles variam de uma pontuação de 0 a pontuação de 5 (sendo 5 a melhor).
Veja o exemplo na figura abaixo:

  • Page Score Bing

No caso do Google o Link Juice que passa relevancia para uma página deve ter as seguintes caracteristicas:

  • Não ter atributo “nofollow”
  • Ter origem de um site com PR alto
  • Não ser detectado pelo Google como como um link pago para manipular resultados
  • Não ser parte de uma troca de links
  • A página da ligação deve ter vários links Juice apontando para ela
  • Não ser um link promocional
  • O texto âncora do link juice tem que ter referencia com o tópico da página que recebe a ligação
  • O link deve ser reconhecido como autoridade local pelos motores de busca
  • O link deve partir de um texto referente ao conteúdo que está apontando e etc.
  • Você pode fazer Links Juice também nas páginas internas de um site.
    (…)Para controlar a distribuição do Link Juice, usa-se o atributo rel=”nofollow” nos links em que não se deseja passar PR. Para um melhor entendimento, suponha que sua página possua, por exemplo, 10 links (somando links internos e externos). Desses 10 links, 8 possuem o atributo rel=”nofollow”, ou seja, não passam Link Juice. Dessa forma, todo o PR da sua página será direcionado para as páginas referenciadas pelos 2 links restantes. Logo, devemos controlar bem quais os links de nossas páginas devem passar Link Juice, pelo uso correto do atributo rel=”nofollow”.

    A seguir, seguem alguns exemplos de links que deveriam ter nofollow para evitar perda desnecessária de Link Juice:

  • Login
  • Cadastro / Registro
  • Logo
  • Contato
  • Política de Privacidade / Termos de Uso
  • Comentários
  • Etc
  • Toda vez que sua página é visitada uma parcela de PageRank é passada para as páginas que estão linkadas em sua página. Sendo assim quanto menor for a quantidade de links em sua página melhor é a distribuição de PR para ela. Por isso é aconcelhavel o uso do atributo “nofollow” nos links que não são relevantes. De que adianta um PageRank alto em páginas de contato, login, termos de uso e etc.?
    Exemplo de link com atributo “nofollow”
    a rel=”nofollow” href=”http://seusite.com/contato.html”/>Contato /a>

    Se você achou muito complexo tudo isso e quer aprender mais sobre SEO (otimização de sites para motores de busca) Inscreva-se já no Curso SEO.

    5.00 avg. rating (99% score) - 7 votes

    16 comentários

    1. Link Juice | SEO | SEO Otimização de Sites | SEO Training | Rede Banner / abril 2nd, 2010 4:26

      […] Juice | SEO | SEO Otimização de Sites | SEO Training Após a sua avaliação, vote ou comente Fonte Link Juice; se fossemos traduzir ao pé da letra, seria (Suco de Link). Esse é um termo usado na […]

      Reply

    2. Jonathan / abril 2nd, 2010 13:15

      Cara já li muita coisa sobre Link Juice mas do jeito que você colocou aqui nunca vi… Muito bom mesmo, parabens pelo tópico e por repartir este conhecimento. Estou voltando para o Brasil e vou participar do curso seo de vocês.

      Reply

    3. Tweets that mention Link Juice | SEO | SEO Otimização de Sites | SEO Training -- Topsy.com / abril 2nd, 2010 13:58

      […] This post was mentioned on Twitter by Espalhando Marketing, SEO TRAINING. SEO TRAINING said: O que é Link Juice??? http://cursodeformacaoseo.griff.art.br/link-juice/ […]

      Reply

    4. Paulo Rebelo / abril 2nd, 2010 14:10

      Interessante seu artigo sobre Link Juice! Embora eu acredite que o PageRank não é mais a menina dos olhos do Google. Mas, por via das dúvidas, nofollow nos links sem relevancia.

      Reply

    5. Roberto Leal / abril 2nd, 2010 14:34

      (…)a grande sacada é que TODAS, sem exceção, as páginas linkadas entram na divisão do Link Juice, inclusive páginas suas, por isto não é uma boa linkar muitas páginas externas, já que o Link Juice será dividido, e ele influência no calculo do PR, melhor diminuir a quantidade de páginas externas e aumentar o “suco” para outras páginas do seu blog.(…)

      Reply

    6. Flávio / abril 2nd, 2010 14:44

      Até hoje tenho dúvidas sobre esse Link Juice. O Google não deixa claro essa divisão. Mas como você é o cara que otimiza até flash, vou respeitar sua tese! rsrsrsrsrsrs É nois na fita Mano!!!

      Reply

    7. Petter Crush / abril 6th, 2010 7:08

      Graças a tag Nofollow, não é nada fácil conseguir um bom link juice. Essa tag faz com que o Google não siga os links dos sites linkados. Por isso é muito difícil conseguir links que realmente avisam ao Google que aquela página ganhou um crédito, e ela conseguir assim aumentar seu pagerank.

      Reply

    8. Claudio M.O. Moura / abril 6th, 2010 19:17

      Concordo com o Flávio sobre ainda ter dúvidas sobre Link Juice e PageRank no Google. Contudo o post é claro e o argumento de divisâo do PageRank bem clara e nâo há como não aceitar o que o mestre diz.
      Uma coisa´ainda me intriga: (Hipoteticamente) qual seria o peso do Link Juice em relação a um texto rico em conteúdo?

      Um abraço,
      @_cmom_

      Reply

      • Vincent Benedicto / abril 6th, 2010 21:06

        Olá, Cláudio. Boa pergunta! O peso do Link Juice será determinado pela qualidade do Link Juice. Suponha que no seu site o tema e a palavra-chave é Arroz Integral. Um outro site que também trate desse tema e tenha no texto, no título, no Anchor Text do link a sua palavra-chave e o PR dele seja 6. Se o PR dele é 6… os links que apontam para ele são relevantes. Logo, o Link Juice desse site para o seu terá um peso muito relevante. Superior a vários backlinks comuns.

        Abraços
        Vincent Benedicto

        Reply

    9. José Luiz / abril 24th, 2010 0:03

      Em relação ao link Juice, atributos nofollow e PageRank, tem um artigo interessante do Matt Cutts. Até que ponto isso é verdade não sei.
      (…)Links Nofollow definitivamente não passam PageRank. Ao longo dos anos, eu vi alguns casos onde um link nofollow passou anchortext, normalmente devido a erros na indexação. A coisa essencial que você precisa saber é que os links nofollow não ajudam os sites a classificação mais elevada nos resultados de busca do Google.(…) (Matt Cutts)

      Reply

    10. Ricardo / junho 17th, 2010 23:13

      Muito se fala dos links que apontam para seu site. Tenho uma pag sobre Igrejas http://www.richcars.com.br/igrejas.asp. E a qualidade dos links que estou apontando. Se significativos, sera que exerce alguma influencia no Link Juice?

      Reply

      • Vincent Benedicto / junho 18th, 2010 0:18

        Olá, Ricardo! Os links que você aponta são benéficos para os outros em relação ao link juice! Mas no seu caso você não aponta os links, você apenas divulga.

        Reply

    11. Carlos / agosto 23rd, 2010 13:39

      Muito boa aula sobre link juice!

      Reply

    12. Anderson – Rap Na Veia / outubro 14th, 2010 18:43

      Finalmente entendi esse tal de Link Juice. Parabens pela o artigo, a dica do nofollow em páginas internas foi extremamente útil.

      Reply

    13. Vivian Assis / maio 2nd, 2011 15:03

      Link juice é importante e uma ótima forma de ganhar links de outros sites agora é importante verificarmos se os sites em questão não tem noffolow e sempre procurar sites com bons PR.Concordo também que eles não são tudos mas relação ao SEO facilita a posição dos seus links no Google né.

      Reply

    14. thiago / setembro 8th, 2015 0:35

      Ótimo artigo abordado sobre link juice

      Reply

    Comente

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *