Mudanças no Google Panda

Postado em 08 nov 2011, categoria: Google Panda, SEO | 8 comentários

  • Mudanças no Google Panda

Em 24/02/2011 o Google anunciou em seu blog que faria mudanças no seu algorítimo para melhoria nas buscas.

Objetivo do Google

“Nosso objetivo é simples: dar às pessoas as respostas mais relevantes para as suas consultas o mais rápido possível. Isto requer sintonia constante de nossos algoritmos, como novos conteúdos bons e maus aparecem on-line o tempo todo. Muitas das mudanças que fazemos são tão sutis que poucas pessoas notam. Mas no último dia ou assim que lançamos uma melhoria muito grande para o nosso algoritmo de classificação, houve uma mudança visível com impactos de 11,8% de nossas consultas e queremos que as pessoas saibam o que está acontecendo. Esta atualização foi projetada para reduzir rankings de sites de baixa qualidade, sites que são de baixo valor agregado para os usuários, sites que tem conteúdo de outros sites ou sites que não são muito úteis.” (Texto traduzido do blog do Google).

Modificações no Google Panda
Em 03/11/2011 o Google novamente modifica seu algoritimo. As mudanças são para que os usuários encontrem resultados mais atualizados. E isso afetará com certeza os sites que não atualizam os seus conteúdos regularmente. Por ex: Se você procura no Google por Olimpíadas, o Google entende que você quer saber assuntos relacionados com as próximas Olimpíadas e não com as Olimpíadas passadas, mesmo que você não especifique que você quer saber das próximas olimpíadas.

Melhorias no Google Panda

“Dado o ritmo incrivelmente rápido em que move-se informações no mundo de hoje, as informações mais recentes podem ser da última semana, dia ou mesmo minuto e dependendo dos termos de busca, o algoritmo precisa ser capaz de descobrir se um resultado de uma semana atrás sobre um programa de TV é recente ou se um resultado de uma semana atrás sobre notícias de última hora, é muito antiga. Completamos nosso sistema de indexação web cafeína no ano passado, o que nos permite rastrear e indexar a web para novos conteúdos rapidamente em uma escala enorme. Aproveitando o impulso da cafeína, hoje nós estamos fazendo uma melhora significativa para o nosso algoritmo de classificação, que os impactos mais ou menos de 35 por cento das buscas, melhor determina os up-to-dates dos resultados relevantes para os termos pesquisados.” (Texto traduzido do blog do Google).

Google panda exibirá os comentários nas Redes Sociais
Além disso, os comentários feitos em sites ou redes sociais (como o Facebook) também serão exibidos nos resultados. Portanto, hora das marcas ficarem atentas! Com as mudanças, qualquer usuário poderá ver o que estão dizendo sobre determinada empresa, independente de serem críticas negativas ou positivas.

Para finalizar, as consultas do Google são classificadas da seguinte forma:

Vital – Útil – Relevante – Pouco Relevante – Spam – Off-Topic
Como o Google interpreta essas consultas:
Ação, informação e navegação.

Ambiguidades
Mas, por mais que os engenheiros do Google tentem chegar a perfeição no algorítimo, algumas consultas tornam-se ambíguas. A função da ambiguidade é sugerir significados diversos para uma mesma mensagem.
Por ex: Se você pesquisar no Google.com por “Apple” o significado dessa palavra é maçã, no entanto, a relevância da consulta vai para a pagina da apple.com fabricante de computadores. A menos que você pesquise pela “Fruit Apple” a relevância da consulta vai para página do Wikipedia que fala sobre a fruta maçã.

Outro exemplo de ambiguidade no Brasil.
Se você pesquisar no Google.com.br por “Uva” a relevancia vai para a página da Universidade Veiga de Almeida. Se você quiser saber informação sobre a fruta, terá que pesquisar “Uva Fruta”.
Muitas outras mudanças significativas foram feitas inclusive no PageRank.

Saiba tudo sobre as mudanças no Google Panda
Se você quiser ficar por dentro de todas as mudanças feitas no algorítimo do Google e saber o que fazer para tornar seu site relevante para ter um bom posicionamento no Google e outros buscadores…
Inscreva-se agora na próxima turma do Curso de formação SEO – SEO Training e Midias Sociais.

5.00 avg. rating (99% score) - 544 votes

8 comentários

  1. Jonathan / novembro 9th, 2011 7:55

    Muito bom e instrutivo artigo professor Vincent.

    Obrigado por mais este conhecimento.

    Abs

    Jonathan

    Reply

  2. Claudio M.O. Moura / novembro 9th, 2011 8:31

    Bastente esclarecedor e importante para todos os profissionais da web. Vale a pena nos aprofundarmos mais e o seu curso é uma ótima oportunidade para isso.
    Claudio

    Reply

    • Vincent Benedicto / novembro 9th, 2011 8:39

      Grande Cláudio! É sempre bom tê-lo por aqui! Não perca o SEO Training Advanced, dia 17/12/2011. Abraços!

      Reply

  3. patricia nonato / novembro 9th, 2011 10:10

    Muito bom, sempre há o que aprender!

    Reply

  4. Fabinho / novembro 9th, 2011 11:58

    Um Excelente Dia !

    Olá Prof° Vincent tudo bem !

    Sou a favor das mudanças efetuadas do Google, somente quer manter qualidade no contéudo nas buscas pelo internauta, realizando as melhorias necessárias.

    Sobre a busca de notícias e/ou informações desejada por datas atualizadas. perfeito! Estava lendo uma notícia do Detran , quando percebi uma notícia de meses atrás desatualizada.

    Sobre as melhorias nas buscas de conteúdo , também gostei , um tempo atrás estava acompanhando a evolução de um site nas buscas e encontrava sites de anúncios na frente divulgando vários produtos ao mesmo tempo, sem foco nenhum e sem relevância somente atrapalhando.
    Ex. Também já presenciei nas buscas, site com conteúdo copiado do Wikipédia sobre uma palavra chave e ficava atrapalhando nas buscas, vários sites com relevância com produtos e/ou serviços do meu interesse.
    Com as melhorias do Google ,somente tende a melhorar ! Inclusive para nós mesmos.

    Prof° Vincent
    Primeiramente parabéns pela matéria sempre atualizada a qual nos trás conteúdo e aprendizagem em tempo real. Perfeito !

    Obs : Realizei o Curso Seo Training com Prof° Vincent ,sensacional , recomendo a todos á participarem, o curso o professor explica e ensina de forma simples e natural.

    Dezembro teremos o Seo Training Advanced , também recomendo a participarem ! Já estou matriculado !

    Um grande abraço e sucesso !

    Atenciosamente
    Fabinho

    Reply

    • Vincent Benedicto / novembro 9th, 2011 12:44

      Grande Fabinho! Obrigado pelas considerações! Abraços!

      Reply

  5. Bruno / novembro 9th, 2011 16:26

    É, o google não para de melhorar, sempre focado no que o público-alvo dele quer, que são buscas mais efetivas e mais rápidas.
    Afinal, é isso que nós queremos nao é mesmo? Senão nós não iriamos lá pesquisar.
    Muito bom artigo professor. Nos vemos no SEO training avançado! Abçs

    Reply

  6. Vivian Assis / novembro 14th, 2011 11:33

    O Google procura mostrar sempre os melhores resultados e mais recente possível. Na realidade para mim, até é uma boa notícia, porque tem muitas pessoas que criam uma página de site, faz otimização e depois esperam sentadas para lucrar, enquanto isso blogueiros sempre atualiza o blog acaba sendo desfavorecido. Mal posso esperar para saber das novidades!

    Reply

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *