Page Rank

Postado em 07 abr 2010, categoria: Page Rank, SEO | 23 comentários

  • Page Rank

Google atualiza o PageRank em 01/04/2010. É a primeira atualização de 2010. No SMX West de 2 de março de 2010, o diretor de pesquisa do Google, Peter Norvig, deixou claro que o PageRank está super valorizado, que o foco do público sobre o PageRank é equivocado e pode ser a hora para trocar de nome!
(Eu particularmente duvido que o PageRank mude de nome) até porque, foi desenvolvido pelos fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, enquanto cursavam a Universidade de Stanford em 1998, onde nasceu o trocadilho Larry Page (PageRank) com o nome do fundador. Todavia, o fato de se ter um PageRank alto do tipo PR7 ou PR8, não significa que irá rankear tudo e que não vá perder para um site com “PR2 ou PR1.

Esse é o típico caso do site da Griff Art & Design, empresa que represento na área de marketing e SEO e tem um site ainda muito novo (7 meses) com PageRank 1 e está em primeiro lugar em todos os mecanismos de busca para mais de 150 termos entre palavras-chaves, frases com palavras-chaves, anchor text, backlinks e etc. (Vendendo o meu peixe, o site da Griff eu Desenvolvi e Otimizei…). Tinhamos um domínio com PR6, mas perdemos o dominio para o Terra (uma sacanagem do terra que registrou o dominio em nome deles e quando fomos trocar de servidor perdemos o dominio. Por ser [dominio.com] não existe autoridade competente no Brasil para recorrer sobre essa questão).

Voltando ao tema, o PageRank é a reputação do site a longo prazo, graças a uma quantidade de Backlinks de qualidade que serve o propósito de melhorar o Rank do site. Muitos ainda tentam manipulações com a construção de links pagos (atitude que não é aprovada pelos motores de busca, principalmente o Google), alguns profissionais da área acham que é um Gray Hat SEO, enquanto outros ignoram essa prática e apresentam sites com o PageRank alto, mas sem conteúdo relevante.
Se você digitar todos os tópicos mais procurados nas pesquisas (palavras-chaves) no Google, você encontrará sites “gigantes” com pouco ou nenhum PageRank mas ainda de acordo com o posicionamento de alta relevância e mérito de conteúdo, que é, na minha visão, o único caminho a percorrer. Os leitores precisam novos conteúdos e os compradores precisam sites em que se possa confiar.

(…)Os Backlinks mostram apenas para o motor de busca, que os sites, artigos, blogs que eles oferecem vale a pena indexar. A maioria dos profissionais de SEO criaram um tabu a partir do PageRank e Backlinks a fim de aumentar os preços de seus serviços.(…) Essa frase foi pronunciada no SMX West pela representante da empresa Affordable SEO Service-Virginia SEO Service.

Na verdade, o PageRank é apenas um, dos mais de 200 fatores de SEO, além de ser um fator importante num projeto de Otimização SEO.
O PageRank Toolbar só é atualizado de três em três meses aproximadamente. Por isso ele fica defasado em relação ao PageRank real, mas como não temos acesso ao PageRank Real, assim que atualiza o PageRank da Toolbar é possível ver o resultado de um trabalho executado, de um link build, se o Link Juice funcionou como era esperado e etc.

É bom lembrar, que sites com muitas páginas nem sempre conseguem indexar todas. Quanto maior o PageRank distribuído entre as páginas, mais fundo o Robô conseguirá chegar e consequentemente mais páginas serão indexadas.

Veja a entrevista do Matt Cutts de Março de 2010:

(…)Também não há um limite rígido no nosso rastreamento. A melhor maneira de pensar sobre isso é que o número de páginas que rastreiam que é aproximadamente proporcional ao seu PageRank. Então, se você tem um monte de ligações recebidas em sua página de raiz, nós vamos definitivamente rastrear isso. Então, sua página de raiz pode linkar para outras páginas, e essas receberão PageRank e vamos rastrear essas também. Como você obtém mais e mais profundamente no seu site, no entanto, PageRank tende a declinar.(…) Leia a entrevista completa
Leia também: PageRank o coração do software do Google

Como o Google não deixa claro a questão da relevancia do PageRank é melhor não ignorá-lo. Uma das forma de aumentar o PageRank do seu site é diminuir a quantidade de links que (ao meu ver) disperdiçam PageRank, como links para página de contato, login, política de privacidade, sitemap e etc… Utilize nesses links o atributo “nofollow”.
Se você achou esse tema complicado e quer aprender tudo sobre SEO (Otimização de Sites para motores de Busca) inscreva-se já em nosso Curso SEO.

5.00 avg. rating (99% score) - 3 votes

23 comentários

  1. Bresser / abril 7th, 2010 1:40

    “o PageRank é a reputação do site a longo prazo, graças a uma quantidade de Backlinks de qualidade que serve o propósito de melhorar o Rank do site”
    Esse é o X da questão! Como conseguir Backlinks de qualidade? Quem tem um PageRank 6 ou 7 não vai passar um Link Juice para quem não tem PageRank ou tem PageRank 1 ou 2. ???

    Reply

    • Vincent Benedicto / abril 7th, 2010 1:45

      Exatamente esse é o X da questão, como você disse, Bresser! Conseguir um Link Juice para aumentar o PageRank não é fácil! Mas se você criar conteúdo de qualidade, interessante, que desperte a curiosidade, a informação ou polêmica sobre um determinado assunto, com certeza conseguirá muitos Links apontandos para o seu site e consequentemente ajudará no PageRank!

      Reply

  2. Glo / abril 7th, 2010 11:56

    Mais um post interessantíssimo e como sempre, muito útil.
    PageRank sempre foi algo que me intrigou mas que agora, ficou muito mais claro. Mais uma vez agradeço a explicação. Ah,não posso deixar de recomendar o Curso SEO e dizer que é excelente e como não poderia deixar de ser,VALIOSÍSSIMO!Recomendadissimo viu?!

    Reply

    • Vincent Benedicto / abril 7th, 2010 2:02

      Valeu pela recomendação do Curso SEO, Glo! Realmente o tema PageRank intriga muita gente, até porque, ninguém sabe ao certo como o Google calcula isso. Algumas técnicas de SEO são estratégicas e depende de experiências. Todavia, as experiências são variadas. Cada caso é um caso e tem que ser tratado isoladamente.
      Um Beijo grande!
      Vincent Benedicto

      Reply

  3. Claudio M.O. Moura / abril 8th, 2010 22:40

    PageRank foi e continua sendo uma das caixas-preta do algoritmo do Google. Só mesmo estudando muito para entender o que pode ser.
    Como comentamos sobre o LinkJuice, que está intimamente ligado ao PageRank, acredito que um bom conteúdo e as outras tecnicas de SEO que vimos no Curso
    SEO acabam tendo peso maior que a preocupação e o trabalho que da para entender os meandros do PageRank.
    @_cmom_

    Reply

  4. Senhor Money / abril 20th, 2010 9:34

    Muito bom o Tópico
    Parabéns Pelo site e pelo conteudo
    Usei suas dicas no meu blog
    Obrigado

    Reply

  5. Alvimar / abril 25th, 2010 21:11

    Muito boas, as colocações SEO, parabéns!

    Reply

  6. Espalhando / abril 27th, 2010 10:21

    Professor este tal de page rank é o “status” do mundo virtual!

    Muito bom post !
    o Curso SEO em São Paulo ! 15 de maio
    Inscreva-se turma!

    Reply

  7. Como Ganhar Dinheiro / julho 2nd, 2010 14:53

    O Pagerank é algo díficil, mas interessante.
    O google o atualiza de 3 em 3 meses? é isso?

    Reply

    • Vincent Benedicto / julho 2nd, 2010 15:02

      Aproximadamente a cada 4 meses o Google atualiza o PageRank. Pelo menos foi assim até a última atualização.

      Reply

  8. Samuel Trindade / setembro 9th, 2010 11:45

    O botão para calcular não funciona você põe a url e pede para calcular mas não vai para lugar nenhum.

    Reply

    • Vincent Benedicto / setembro 10th, 2010 11:43

      Olá, Samuel! Pode ser uma instabilidade do seu sistema. Fiz o teste do PageRank e está funcionando normalmente.
      Abs
      Vincent

      Reply

  9. Fatal Filmes / setembro 15th, 2010 18:01

    Otimo artigo, Valeu pelas dicas

    Reply

  10. Erexim / outubro 17th, 2010 8:42

    Valeu pelo conteúdo, deu pra pegar umas dicas a mais.
    Muito bom mesmo.

    Reply

    • Vincent Benedicto / outubro 17th, 2010 16:49

      Valeu pela visita e comentário, Erexim! Volte sempre! Abraços!

      Reply

  11. grandes emocoes / novembro 12th, 2010 10:50

    O artigo é bom e dá uma boa idéia de como conseguir backlinks.

    Reply

  12. PollyHuffman27 / dezembro 6th, 2010 13:46

    Very good article about your Page Rank. I always enjoy reading your posts because they are instructive. Hugs

    Reply

  13. KS Variedades / abril 25th, 2011 11:00

    Pra mim o pagerank não altera muita coisa, apesar de ser muito importante.
    85% das compras do meu site, as pessoas vem ligadas do google..em diversos termos de pesquisa.

    Reply

  14. tonyrson / novembro 7th, 2011 17:56

    Gostei do site e sempre aqui tentando aprender com as dicas que postão Legal isso tenho 2 blog do mesma data. trabalho todo dia 1 e outro de 15 / 15 dias mais o segundo tem pr2 legal isso o 2 tem menos de 2.000 visitas e o 1 tem 5.000 visitas por més

    Reply

    • Vincent Benedicto / novembro 7th, 2011 18:31

      Faça o curso de SEO e aprenda tudo sobre otimização e page rank, tonyrson!

      Reply

  15. Mauricio Oliveira / janeiro 14th, 2012 10:40

    gostei do site muito bom mesmo

    Reply

  16. Ana Mara / fevereiro 27th, 2012 8:51

    Muito bom. . ;D

    Reply

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *