Satisfação é o fator numero um no rank do Google

Postado em 11 jul 2013, categoria: Aparecer no Google, Google Panda, SEO | 4 comentários

  • Satisfação é o fator numero um no rank do Google

O Fator numero um no rank do Google atualmente é a satisfação do usuário! O Google utiliza mais de 200 itens para classificar o rank de uma página e faz em média 500 atualizações por ano em seu algoritmo informa a Moz.com. Muitas vezes ficamos tão envolvidos com as minúcias do algoritmo que nos esquecemos de que todo esse esforço serve um único propósito: Satisfação do usuário!
Em outras palavras, não adianta você fazer um conteúdo cheio de informações e bla, bla, bla, se esse conteúdo não satisfizer o usuário.
Atualmente a satisfação do usuário é o fator “Number 1” na classificação do rank no Google.

Ao contrário de outros fatores de classificação, esse é difícil de medir, porque é baseado inteiramente em dados próprios internos do motor de busca – algo que o Google não compartilha. O Google, mede a satisfação do usuário e recompensa de forma muito significativa.
Cyrus Shepard da moz.com “acredita que a satisfação do usuário é uma das métricas mais importantes do Google usadas para julgar o desempenho de seus próprios resultados de busca”.
É fácil ajustar uma palavra-chave. Difícil é fazer com que os visitantes retornem ao seu site quando eles não encontraram o que estavam procurando. É muito difícil satisfazer um usuário por isso o Google dá muita ênfase nisso.

No livro “In The Plex” Steven Levy autor do livro, recomendado inclusive por Matt Cuts chefe da equipe do Google Webspam, descreve como os engenheiros do Google descobriram a forma de melhorar os resultados da pesquisa por minar os dados de comportamento do usuário.

Como o Google analisa os usuários satisfeitos?

O melhor sinal da satisfação é “long click” – ou seja, quando alguém clica num resultado de pesquisa e encontra o que procura! Isso significa que o Google cumpriu com êxito a missão.
O usuário insatisfeito é o “short click” onde um usuário segue um link e imediatamente volta para tentar de novo outra pesquisa.
Se as pessoas digitam algo e depois mudam a consulta, é porque não ficaram satisfeitos com o resultado encontrado!

Avaliadores de qualidade de busca do Google

Em 2012, o Google lançou uma versão resumida de suas pesquisas sobre Diretrizes de avaliação de qualidade para o público. A versão deste documento é usado por um pequeno exército de avaliadores de qualidade dos resultados de pesquisa do Google.
Uma das maiores pontuações que o avaliador de qualidade pode atribuir a uma página é a classificação “útil”. Páginas úteis devem ser de alta qualidade.
Além disso, eles levam em conta as seguintes características:
conteúdo altamente satisfatório, autoritário, divertido, e/ou recente (tais como notícias de última hora sobre um tema).

Páginas úteis geralmente são bem organizadas e com conteúdos confiáveis! Elas são de fontes de informações confiáveis. Páginas de informações úteis, não são “spam”.
O problema com os avaliadores de qualidade é que eles só podem olhar para alguns sites a qualquer momento. Há milhões de sites na web, então o Google inventou um novo sistema para avaliar a qualidade:

O Google Panda

Em vez de avaliar os resultados após o fato, o Google Panda tem a capacidade de prever a satisfação do usuário – modelado em pesquisas humanas reais – e aplicá-la em todos os sites do seu índice.
Páginas com resultados menos satisfatórios são classificados como baixa nos resultados de busca, e a cada semana, o índice é atualizado com novos dados.

O que podemos fazer para dar satisfação aos usuários?

Se os motores de busca medem a satisfação do usuário e depois a utiliza como um fator de “ranking’, os nossos objetivos devem ser:

  • Criar experiências altamente satisfatórias para que os usuários não escolham outra URL para consulta.
  • (veja aqui o mais recente estudo de caso que fizemos com um site de referencia sobre animais de estimação – Pet Shop Portal) Ex: Pegamos uma long tail “tudo sobre border collie
    O post é simplesmente rico em informações sobre a raça, organizado por itens e praticamente fala tudo o que o usuário gostaria de saber desde a origem do cão, informações gerais, atividades físicas, alimentação, necessidades de nutrição, vacinação, doenças, casos clínicos e etc.. Em menos de 30 dias já alcançou a primeira página do Google em mais de 20 long tails. Esse é o tipo de post que gera satisfação no usuário porque o mesmo encontra um conteúdo fantástico com tudo o que ele deseja saber e outras informações surpreendentes.

  • Construir sites que atendam a expectativa de alta qualidade do algoritmo Panda
  • Surpreender e encantar os nossos visitantes para que eles nos procurem novamente e novamente e etc.
  • Se você achou isso muito complexo e quer aprender mais sobre o Google, inscreva-se na próxima turma do Curso SEO e aprenda tudo sobre Otimização de sites para mecanismo de buscas.

    Vincent Benedicto
    SEO Sênior – Grif Art & Design

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    4 comentários

    1. Julio Cezar / julho 11th, 2013 22:04

      Excelente a sua abordagem sobre satisfação do usuário, dificil é deixá-lo satisfeito! rs
      Parabéns pelo post

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      • Vincent Benedicto / julho 11th, 2013 22:10

        Esse é o caminho, Julio! Temos alguns estudo de casos que mostram que o Google está supervalorizando os bons conteúdos. O objetivo do Google é dar a melhor resposta para o usuário.
        Vlw pela visita e comentário!

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    2. Roberto / julho 11th, 2013 22:07

      Você acha que sites com design responsive tem mais relevancia no Google!

      Reply

      • Vincent Benedicto / julho 11th, 2013 22:17

        Se a consulta for feita por celular sim! O bom do design responsive é que além de melhorar a experiência do usuário, você descarta o site para celulares, ou seja, você tem tudo em apenas um. Sobre a relevância no Google, são tantos os fatores que não dá para listar aqui. Se quiser aprender mais sobre o Google, participe da próxima turma do SEO Training dia 27/07/2013.

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