Conteúdo Duplicado

Postado em 01 fev 2010, categoria: Conteúdo Duplicado, SEO | Comente esse post!

  • Conteúdo Duplicado

Existe um mito entre os profissionais de SEO chamado penalidade do Google para conteúdo duplicado. Muitos profissionais de SEO dizem que o Google penaliza sites que possuem conteúdo duplicado.
Essa informação não procede! Existe conteúdo duplicado dentro de um site, conteúdo duplicado na rede, como notícias, por exemplo, e copia de conteúdo, ou seja, roubo de conteúdo.

Conteúdo duplicado dentro do site:
Na maioria das vezes você disponibiliza o mesmo conteúdo por URLs diferentes, como é o caso de um e-commerce, por exemplo, que usa IDs de sessão.

Por exemplo:

    • http://www.lojafeminina.com/produtos/mulheres/vestido
    • http://www.lojafeminina.com/products?categoria=vestidos&cor=preto&cruel=no
    • http://lojafeminina.com/loja/indice.php?produto_id=32&highlight=preto+vestido&cat_id=1&sessionid=123&affid=431
    • http://lojafeminina.com/vestido/coquetel?gclid=ABCD
    • http://www.lojafeminina.com/vestidos/vestidopreto.html

Para resolver esse problema você pode escolher a URL de sua preferência, aquela que realmente você quer que apareça na busca e fazer um redirecionamento 301 com as outras URLs de forma que todas apontem apenas para a URL que você escolheu. Se não for possível fazer o redirecionamento utilize o atributo rel = “canonical” para que os mecanismos de busca compreendam melhor o seu site e suas URLs distintas.

O objetivo é fazer com que as ferramentas de busca saibam que essas páginas tem o mesmo conteúdo e indexem apenas uma versão para mostrá-las nos resultados da pesquisa.
Pode ocorrer também em alguns casos, você ter duas páginas com o mesmo conteúdo e uma delas ser uma versão apenas para impressão. Nesse caso você deve colocar uma MetaTag noindex na versão de impressão. Se você não informar o Google qual página deve ser indexada ele escolherá uma das duas e pode ser que ele escolha exatamente a versão de impressão.

Conteúdo duplicado na rede:
Você pode, por exemplo, republicar esse post no seu blog, desde que você cite a fonte o autor e tenha um link para o post original. Isso é perfeitamente correto e o Google não vai punir você por isso.
O Google sabe quando seu conteúdo é duplicado como nos exemplos acima citados e não fará punição alguma nesses casos.

Conteúdo duplicado (roubo de conteúdo):
Você desenvolve um site e alguém inescrupuloso sem criatividade copia o seu HTML, suas imagens, enfim, todo o conteúdo do seu site e coloca no ar esse conteúdo roubado. Se você descobrir, denunciar para o Google e provar que esse conteúdo é seu, provavelmente ele será punido. Mas nesse caso já não se trata de conteúdo duplicado e sim de roubo de conteúdo.

Obviamente que não estamos falando de manipulação na classificação dos resultados utilizando técnicas de Black Hat SEO. Nesse caso não só conteúdo duplicado, roubado como qualquer outra tentativa de manipulação dos mecanismos de busca, principalmente no Google, seu site poderá ser banido do índice!
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