Links e Backlinks

Postado em 14 fev 2010, categoria: Backlinks, SEO | 14 comentários

  • Links e Backlinks

Links e Backlinks. Links são textos, gráficos e/ou animações que levam o usuário da internet para outra página através de um click no mouse. Os links são expressos também em formas de URL´s.
Os Backlinks, também chamados de in links, inward links, inbound links, incoming links, são links de websites que apontam para outros websites. Esse links são usados pelo Google na composição do pagerank de uma página da web.

Uma pequisa periódica nos seus Backlinks é necessária, pois assim você saberá quem está linkando para o seu site, que tipo de público visita esses sites, quais os textos âncoras que estão utilizando para linkar o seu site e finalmente como os internautas vindos desses sites veem o seu site. Você pode também analisar a campanha de Links Building dos concorrentes, saber o que está dando resultado e montar uma estratégia. Na verdade, são pelos links que os buscadores navegam pela internet!

Como já vimos no inicio do texto, os Backlinks são links de apoio e podem ser patrocinados. Links Building é a formação da estrutura total de links externos para um determinado site.
Os Links Building são ligações, por ex: Você faz um comentário num determinado blog e coloca ali o seu link. Você escreve um artigo na Internet e coloca na postagem desse artigo o seu link. Você cria uma página no facebook e coloca ali o seu link e etc.

Tanto nos Backlinks como nos Links Building todo cuidado é necessário.
Por ex: Nunca faça comentários do tipo “Ótimo Post” ou “Visite: [link do seu site]”. Este tipo de atitude não dá confiabilidade e ninguém deixa um link para o site de uma pessoa que não faz um comentário decente sobre o que foi escrito. Faça comentários consistentes! Recebemos vários comentários por dia, porém, são moderados e a maioria não é aprovada. E porque não aprovamos? Porque queremos manter o nível de conteúdo do Blog. Os comentários relevantes com certeza serão aprovados, quando for o caso serão respondidos e fazemos questão dos seus respectivos links nos comentários.

No caso dos Backlinks, antes de fazer uma parceria com troca de links veja a relevância do site, os temas tratados no sites, veja se o conteúdo do site tem a ver com o conteúdo do seu site, caso contrário de nada adiantará a troca de links. Pelo contrário, em alguns casos podem até haver uma punição do Google!

Como checar os Backlinks?

  • http://www.backlinkwatch.com/index.php
  • http://www.linkdiagnosis.com
  • Outras formas de links:

  • Outbound Links: links internos de um determinado website que direcionam o visitante a outros sites.
  • Link Bait: termo conhecido por conseguir links como efeito colateral. Como se fosse um ping do seu post para o blog do seu leitor.
  • Link Farm:, como já vimos num artigo anterior, Black Hat SEO, é o número excessivo de ligações entre websites com o propósito de aumentar a popularidade nos resultados de busca orgânica. É uma técnica Black Hat SEO.
  • Link Popularity: popularidade reconhecida pelos links externos que um website possui.
  • Link Spam: são links entre páginas que tem como objetivo específico ganhar vantagem do algoritmo em relação ao ranqueamento.
  • Link Recíproco: é o processo de troca de links entre sites distintos. Sua utilização em massa pode ser caracterizar Link Farm, técnica Black Hat SEO passível de punição pelos mecanismos de busca.
  • Links Patrocinados: Links patrocinados são anúncios em formatos de textos, com ligações para um website.
  • Se você achou muito complexo tudo isso, e quer melhorar a posição do seu site nos buscadores, principalmente no Google, ou aprimorar seus conhecimentos em otimização SEO… Faça o Curso SEO!

    5.00 avg. rating (99% score) - 3 votes

    14 comentários

    1. Genaro Fiuza / fevereiro 14th, 2010 4:38

      Pelo que entendi todos são Backlinks?

      Reply

      • Vincent Benedicto / fevereiro 14th, 2010 4:45

        Olá, Genaro! Backlinks são links de apoio que apontam para o site. Na verdade, todos os links apontam para o site, porém, são distintos em suas funções. Se você utilizar o Link Farm por exemplo, todos estarão apontando para o site, mas a sua finalidade é manipular resultados. Espero ter esclarecido sua dúvida. Obrigado pela visita e volte sempre!

        Reply

    2. Raquel Schmied / fevereiro 15th, 2010 0:39

      Não entendi muito bem esse tema.
      Os Outbound Links não são considerados Black Hat SEO?

      Reply

      • Vincent Benedicto / fevereiro 15th, 2010 0:49

        Oi, Raquel! Os Outbound Links são apenas links que direcionam você a outro site. Você somente utiliza-os, caso tenha interesse! Eles não te obrigam a visitar outra página! Por ex: Os dois links para checar baclinks que sugeri na postagem acima, são Outbound Links. Out (significa fora) bound (significa salto) quer dizer que você dará um salto para fora da página. Nada tem a ver com Black Hat SEO. Obrigado pela visita, comentário e volte sempre!

        Reply

    3. Wellinton Lopes / fevereiro 15th, 2010 1:28

      Você diz para ver a relevância do site antes de fazer troca de links. Como vou saber se um site é relevante ou não?

      Reply

      • Vincent Benedicto / fevereiro 15th, 2010 1:39

        Olá, Wellinton! É muito simples! Relevância é algo que tem a ver ou está relacionado com o assunto em questão!
        Por ex: Seu site é voltado para a tecnologia e você faz uma troca de links com um site e-commerce de moda femininina.
        O que tem a ver entre os dois? Absolutamente nada! Essa troca de links não irá favorecer nem um dos sites.
        Entendeu? Parece complexo, mas é só pensar um pouco… (risos). Obrigado pela visita. Volte sempre!

        Reply

    4. Gustavo / fevereiro 15th, 2010 1:46

      Sem querer puxar o saco, até porque não te conheço pessoalmente. Somos Faceamigos. Seus temas são muito bem elaborados e sua linguagem é clara! Confesso que já tirei muitas dúvidas lendo seus posts. Já fiz a inscrição para o curso! Até lá! Abraços!

      Reply

      • Vincent Benedicto / fevereiro 15th, 2010 1:51

        Olá, Gustavo! Que bom ter você por aqui! Obrigado pelas considerações! As redes sociais como Facebook servem para fazer amigos também!
        Será um prazer conhece-lo! Até breve… Abraços!

        Reply

    5. Vivian Assis / maio 30th, 2011 8:43

      Com certeza professor agora sei o quanto isso nos ajuda e o quanto é importante.Aprendi que devemos linkar,artigos e coisas interessantes relacionadas ao nosso nicho pois estaremos contribuindo não só para nossos site, como para o site que linkamos.
      Amei demais o curso!!!

      Reply

      • Vincent Benedicto / maio 30th, 2011 9:53

        Que bom, Vivian! Obrigado pelo comentário e participação!

        Reply

    6. gabriel / junho 25th, 2011 19:25

      eu queria saber mais sobre estes backlinks
      nao entendi muito

      Reply

      • Vincent Benedicto / junho 26th, 2011 0:22

        Olá, Gabriel! Para saber mais sobre, backlinks e todas as técnicas de SEO, inscreva-se em nosso Curso de SEO – SEO Training e Midias Sociais.

        Reply

    7. Henry Douglas / agosto 12th, 2012 21:37

      Olá Prezados.
      Eu fiz o cursos de vocês e achei muito bom.
      Eu tenho uma duvida, como estratégia para conseguir backlinks para um site que estou desenvolvendo, estou inclinado a criar muitos blogs com artigos relaciodados a área de atuação da empresa. Eestes inumeros blogs teriam noticias com uma breve descrição e link para o artigo original no site da empresa.
      Gostaria de saber, se esta é uma estratégia licita e não seria encarada pelo google como black hat ou algo parecido.

      Reply

      • Vincent Benedicto / agosto 13th, 2012 2:48

        Olá, Henry! Black Hat não! Você pode ter vários blogs e todos esses blogs podem ter links para um determinado site. Porém, acho que não seria essa uma estrategia de sucesso! Até porque a quantidade de links apontando para um site não é o mais importante e sim, a qualidade dos links! Existem estrategias mais eficazes para se conseguir links. Faça o SEO Training Advanced que você aprenderá muito sobre isso.

        Reply

    Comente

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *