O que é Usabilidade?

Postado em 06 jun 2010, categoria: SEO, Usabilidade | 10 comentários

  • Usabilidade

Usabilidade
Muito se fala em usabilidade na área de SEO, mas poucos definem de forma clara e objetiva o que é usabilidade em relação a uma página da web. Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem usar uma ferramenta a fim de realizar uma tarefa específica.
A usabilidade de um site está na facilidade de uso que ele proporciona aos seus visitantes e na clareza da informação sobre os produtos ou serviços oferecidos. Contudo, é necessário descobrir como as pessoas pensam e agem na web, para tornar a usabilidade do site eficaz.

Hábitos e Expectativas:
Se a nossa estrutura cerebral, nossas experiências ou nossos hábitos foram orientados para a tecnologia, parte dos nossos visitantes terão comportamentos comuns aos nossos. Olhe para isso, e você vai atrair mais visitantes. Ignorar esses hábitos ou expectativas é o caminho certo para perda de novos visitantes e/ou futuros clientes.

F-shaped Gaze Padrão
Jakob Nielsen – autoridade máxima em usabilidade nos E.U– mostrou em uma de suas pesquisas o rastreamento dos olhos, ou seja, um monitoramento em tempo real, para onde se moviam os olhos das pessoas quando olhavam uma página da web. Essa experiência mostrou que as pessoas veem as páginas em forma de “F” (padrão de varredura), começando na parte superior esquerda e, em seguida, progressivamente para direita movendo-se lentamente para baixo. Considere esse, um padrão típico para as páginas da web.

Na imagem abaixo temos um teste realizado no U.S. Census Bureau onde 86% dos usuários não encontraram a população atual do país! Click na imagem e leia a materia completa.

  • Usabilidade

Desde a nossa pré-internet, temos o hábito da leitura de cima para baixo e da esquerda para a direita (no mundo ocidental), e só fazia sentido para as páginas da web seguir um padrão similar. Muitos sites foram construídos com a marca e a identificação na parte superior de navegação à esquerda, e logo abaixo o conteúdo mais importante. Essa tendência, combinada aos nossos hábitos de leitura mais ampla, criou e reforçou o “F” no formato padrão. Naturalmente, milhares de web sites evoluíram ao longo do tempo, mas certamente, aqueles que se afastaram desse padrão, ignoraram os hábitos ou violaram as normas de expectativas dos seus visitantes.

Link Humble Blue
Algo que simboliza a rede mundial de computadores, ainda é o hiperlink em cor azul, usado pelos motores de busca como Google, Yahoo, Bing e outros. Os links em azul ainda são uma parte vital da Internet e uma das formas habituais de relacionamento entre o usuário e a informação. Evoluímos com o tempo e descobrimos formas mais criativas de se fazer links. Isso é bom, todavia, o link sublinhado de cor azul tornou-se uma característica tão comum que se nós nos afastarmos muito desta, podemos confundir nossos visitantes e consequentemente perder visitas em várias páginas ou conteúdos importantes do website.
Seis dicas que podem fazer a diferença na usabilidade do site:

  • 1-) Branding – O logotipo da empresa e/ou o nome do site na parte superior à esquerda, rapidamente permite que as pessoas saibam onde estão.
  • 2-) Active Navigation – Navegação baseada em abas separando as seções do site. Ao destacar a aba ativa os visitantes já descobrem o que estão procurando.
  • 3-) Breadcrumbs – Links de navegação, dá ao visitante um mapa de onde estão, o controle de suas posições. Geralmente são colocados abaixo de barras de título ou cabeçalhos e fornecem links para voltar à página anterior ou prosseguir.
  • 4-) Headers – Cabeçalho em negrito contém as informações suplementares colocados no começo de um bloco.
  • 5-) Se possível manter os links sublinhados em Azul
  • 6-) Images – A imagem do produto rapidamente comunica o propósito da página.
  • Há várias maneiras de orientar um visitante. O fundamental é comunicar claramente um sentido de lugar e um propósito, permitindo aos visitantes facilmente conectar-se ao conteúdo desejado.
    A paciência não é uma virtude quando se trata de visitantes da web. A velocidade e a comodidade da Internet tem dado aos consumidores um dedo no gatilho, em apenas um clique abandonam uma página mais rápido do que você pode dizer “Bem-vindo”.

    Say it in 8 seconds
    Existe uma regra de ouro em usabilidade para sites chamada (Diga-nos em 8 segundos) basicamente diz que você tem 8 segundos para capturar o interesse do visitante. Embora a quantidade real de tempo varie com o local e visitante (pela sua personalidade, motivação, nível de confiança, etc), o conceito central é crítico. Seus visitantes podem compreender o seu website em apenas alguns segundos, se você responder rapidamente a perguntas básicas como: Quem é você, O que você faz, e o que você tem a oferecer!
    Além disso, desde a chegada da Web 2.0, foi convencionado que uma página na web deve ter o seu tempo de abertura entre 00:04 a 00:07 segundos e atualmente esse também é um novo fator de SEO, exigido pelo Google na questão de rankeamento ou posicionamento de uma página nos resultados das buscas.
    Para finalizar… Se o seu site não se enquadra dentro das normas de usabilidade apresentadas nesse post, está na hora de mudar!
    Se você achou isso complicado e quer aprimorar seus conhecimentos ou aprender mais sobre usabilidade, inscreva-se em nosso Curso SEO.

    5.00 avg. rating (99% score) - 5 votes

    10 comentários

    1. Diego Bittencourt / junho 6th, 2010 2:31

      Excelente post, realmente bem objetivo, como todo o resto desse site e curso maravilhoso, parabéns e me segura q logo estarei no topo usando essas excelentes dicas de usabilidade
      Abrs Vincent

      Reply

      • Vincent Benedicto / junho 6th, 2010 2:58

        Grande Diego! Obrigado pela visita e comentário! Usabilidade é tudo no site! Abraços!

        Reply

    2. Claudio M.O. Moura / junho 6th, 2010 3:02

      Claro e objetivo como se propõe.

      A observação da imagem mostra (zonas em vermelho) onde se fixam a maior parte dos “olhares”. Fica ressaltado ainda que o uso da barra lateral esquerda também é uma área boa para colocação de anuncios o que muitas vezes é desprezado.

      Claudio
      @_cmom_

      Reply

      • Vincent Benedicto / junho 6th, 2010 3:37

        É isso aí, Claudio! Mas um detalhe que me chamou a atenção estudando e pesquisando sobre usabilidade, foi o Link Humble Blue, que nuca saiu de moda, pelo contrário, é um dos símbolos da Internet.

        Reply

    3. Divulgar Site / junho 6th, 2010 18:16

      Muito bom professor!
      Em alguns cursos universitários, mais precisamente na psicologia chamamos isso de “zona de calor”, a região onde os olhos realmente vem! Adorei o post e mais ainda sua didática multidiciplinar mostrando a todos que SEO é um conjunto de diversas outras técnicas e disciplinas inclusive a usabilidade.
      Grande Abraço
      Espalhando

      Reply

      • Vincent Benedicto / junho 6th, 2010 21:58

        É isso aí! Existem muitos sites que estão bem posicionados mas não dão o retorno em finalização de negócios. Com certeza o problema está na usabilidade!
        Abraços!

        Reply

    4. Isaac Paes / junho 7th, 2010 17:44

      Muito bom Vincent, parabens. Essa do F ai eu não sabia
      Eu ainda acrescentaria que a venda deve ser muito simples tbm, deve estar a poucos cliques senao a pessoa desiste por ser complicado de comprar.
      Abraços teacher

      Reply

      • Vincent Benedicto / junho 7th, 2010 17:53

        Valeu pela participação Issac! Com certeza! Tratando-se de usabilidade, a finalização de um negócio deve estar a um click do cliente.
        Abraços!

        Reply

    5. Rodrigo / junho 7th, 2010 20:30

      Mais um excelente post, que aborda um assunto muito interessante e pouco ou quase nunca divulgado e explicado.
      Qualquer detalhe que faça a diferença nesse mercado tão concorrido que é o SEO é válido e Usabilidade com certeza é um a qual devemos levar em conta.
      Observando a imagem postada “zona de leitura”, fiquei com uma dúvida se é melhor deixar o menu do site na esquerda ou na direita.
      Abraços

      Reply

      • Vincent Benedicto / junho 7th, 2010 20:53

        Rodrigo, eu diria que o menu sempre é melhor na parte superior do site e se possível outro na parte inferior antes do footer. Todavia, em alguns casos isso não é possível. Agora o lance dos links é uma verdade. Desde de que começou a Internet a cor azul ficou padrão. O mais importante na usabilidade é que o conteúdo seja claro, prático, objetivo e que o visitante se identifique com o seu produto ou serviço oferecido de imediato! Lembre-se… você tem apenas 00:08 segundos para dizer tudo o que o usuario precisa saber.
        Abraços!

        Reply

    Comente

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *