Densidade de palavras-chave ou “Keyword density”

Postado em 18 jul 2013, categoria: Palavra-Chave, SEO | 1 comentário

  • Densidade de palavras-chaves ou

O que é densidade?

A densidade determina a quantidade de algo existente em um espaço delimitado, que pode ser uma superfície, um comprimento ou uma unidade de volume. Fonte: Significados.com.br
A densidade de palavras-chave está relacionada ao o número de vezes em que ela aparece no texto ou em uma frase em comparação com outras palavras.

Como medir a densidade de palavras-chave
Densidade de palavras-chave ou “Keyword density” é um fator de SEO importante, os mecanismos de busca baseiam-se na densidade de palavras-chave para determinar a categoria e a relevância do tema. Teoricamente quanto mais vezes a palavra-chave aparecer em relação ao número total de palavras do conteúdo, maior é a sua densidade ou peso, referente ao tema e por isso ela se torna relevante.

Densidade de palavras-chave como “keyword spammer”
A densidade de palavras-chave, se bem aplicada no conteúdo, ajudará o mesmo a alcançar um melhor posicionamento nos resultados das buscas. Porém, a densidade de palavras-chave deve ser equilibrada, se for baixa, não trará vantagens e se for excessiva será classificada como “keyword spammer”, e com isso, a página ou o site pode ser penalizado!

Densidade de palavras-chave é um fator de SEO importante
Como foi citado anteriormente, vários mecanismos de busca, como Google, Bing, Yahoo e outros, consideram a densidade de palavras-chave um fator de SEO importante no conteúdo. Todavia, cada mecanismo de busca tem seu próprio critério para definir a densidade de palavras-chave. Existe também um nível diferente de tolerância entre os mecanismos de busca quanto ao grau de densidade permitida antes de aplicar uma penalização.

Densidade de palavras-chaves excessiva
“Keyword stuffing”, ou densidade de palavras-chave excessiva, é uma técnica de SEO considerada Black Hat, e ocorre quando um excesso de palavras-chave é utilizado no conteúdo ou nas metatags da página, na tentativa de aumentar sua relevância.
Quando isto ocorre, os mecanismos de buscas podem penalizar a página e devido a essas tentativas de burlar os algoritmos, o peso da densidade das palavras-chave vem sendo diminuído pelos principais mecanismos de buscas.

Qual a melhor densidade de palavras-chave?

Não existe um número preciso quanto ao valor da densidade de palavras-chave, contudo, foi convencionado que um número razoável deve ficar entre 3 e 5%

Ferramentas de analise de densidade de palavras-chaves
Listamos abaixo algumas ferramentas de análise da densidade de palavras-chave que normalmente ignoram palavras comuns como artigos, conjunções, preposições, etc., mas… todas configuradas no idioma inglês, por isso ao utiliza-las leve esse fator em consideração.

  • Webconfs.com
  • SEOBOOK
  • Ninjas
  • Ranks.Nl
  • Se você achou isso um pouco complexo e quer aprender mais sobre SEO (Otimização de Sites) inscreva-se na próxima turma do Curso SEO – SEO Training e Midias Sociais realizado periodicamente no Centro de Treinamento da Microsoft em SP.

    Vincent Benedicto
    SEO Sênior – Grif Art & Design

    4.98 avg. rating (99% score) - 231 votes

    1 comentário

    1. Jésus Clay / agosto 28th, 2016 2:34

      Realmente é muito importante ter uma densidade de palavras chave reduzida, aqui deixo em torno de 1%.

      Reply

    Comente

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *