Uma pergunta comum que deixa muitos profissionais de Web sem resposta é essa: Como aparecer no Google na primeira página? Existem duas situações distintas nessa pergunta. Uma é aparecer no Google, outra é aparecer no Google na primeira página, ou melhor, aparecer na primeira página do Google!
Para aparecer no Google é simples! Basta você cadastrar a URL do site no Search Console (uma ferramenta do Google que antigamente chamava-se Webmaster Tools) confirmar que é dono ou responsável pelo site, para isso o Google disponibiliza um arquivo HTML que você coloca na raiz do seu servidor, manda o Google fazer a verificação para confirmar e finalmente envie um sitemap para o Google informando quantas páginas tem o seu site e pronto. Em poucos minutos seu site vai aparecer no Google inclusive na primeira página!
Todavia, o que tem que aparecer na primeira página do Google não é o seu site, e sim a página do seu site que tem o produto ou serviço que você oferece! Se você tem uma empresa que presta serviço de limpeza, e o nome da sua empresa é “limpadora do Zé”, será que alguém que tivesse precisando do seu serviço e não te conhecesse, digitaria no Google “limpadora do Zé?” ou faria uma busca por: Serviços de Limpeza? Sua empresa tem que ser achada no Google pelo produto ou serviço que ela oferece! Por exemplo: Digamos que você quer comprar uma geladeira Brastemp Frost Free. Se você digitar: Ponto Frio, Lojas Americanas, Casas Bahia ou o nome de qualquer outro magazine que vende geladeira, todos eles vão aparecer na primeira página do Google e no primeiro lugar! Veja o exemplo na imagem abaixo:
Mas, se você digitar, “Geladeira Brastemp Frost Free o melhor preço” o resultado será outro! Vão aparecer na primeira página do Google todas as lojas que vendem Geladeira Brastemp Frost Free e seus respectivos preços, para que você possa escolher onde comprar! Confira na imagem da busca:
Veja que o Ponto Frio nem apareceu no resultado dessa pesquisa! Provavelmente porque não está otimizado para esse tipo de produto ou não tem o produto no momento. Pois bem, você deve estar se perguntando… E como eu vou fazer para o meu produto ou serviço aparecer na primeira página do Google?
Antes de tudo, você precisa ter pelo menos uma ideia de como as coisas funcionam no Google.
O Google utiliza em seu algoritmo de busca uma expansão chamada (LSI) Latent Semantic Indexing (que traduzido para o nosso idioma quer dizer, Indexação Semântica Latente) para organizar os conteúdos. Entenda o que é LSI…
O LSI, além de gravar a palavra-chave de um documento ele examina uma coleção de documentos como um todo, para ver quais documentos contem as mesmas palavras e/ou palavras relacionadas entre si. Sendo assim, ele considera documentos que tem muitas palavras em comum, semanticamente próximo, e aqueles com apenas algumas palavras em comum, semanticamente distante. Esse método utilizado pelo Google desde Fevereiro de 2004, é aparentemente simples e bem parecido com a forma em que um ser humano avaliaria um conteúdo ou classificaria uma coleção de documentos!
Embora o algoritmo do Google não entenda nada sobre o significado das palavras, os padrões ele reconhece e se torna surpreendentemente inteligente.
Todo ano, o Google faz em torno de 500-600 alterações em seu algoritmo de busca. A maioria das atualizações do Google são ajustes e melhorias, e algumas são grandes alterações que podem até afetar o posicionamento de sites que estiverem fora de suas diretrizes, como aconteceu em 2011 com o Google Panda Update, e em 2012 com o Google Penguim Update, muitos sites despencaram nas buscas.
Entretanto, em Outubro de 2015, o Google deu um salto de qualidade ainda maior no seu serviço de busca! Outra expansão chamada RankBrain, um sistema de inteligência artificial foi adicionado e está sendo utilizado com algoritmos atuais do Google com o objetivo de fornecer melhores resultados para as consultas do usuário. Desenvolvido em sistemas baseados no “machine learning”, RankBrain usa processos matemáticos e um entendimento avançado de linguagem semântica para aprender mais e de forma gradual, como as pessoas pesquisam, o que elas pesquisam, e aplicar os resultados dessas conclusões em pesquisa futuras. Ao invés de ser pré-programado para responder a determinadas situações de uma maneira específica, pré-determinado (como a busca do Google era anteriormente), ele vai se atualizando ao longo do tempo. Ou seja, RankBrain é um robô que pode constantemente vasculhar as melhores peças para se atualizar sem depender de um ser humano para manutenção ocasional.
O RankBrain, essa Inteligência Artificial do Google, atua principalmente nas pesquisas de palavras ambíguas, palavras com vários significados ou termos coloquiais, para compreender a intenção do usuário na busca.
O Google utiliza mais de 200 fatores para dar uma boa classificação no Rank da primeira página. Porém, vou listar aqui 5 fatores de classificação que são fundamentais para aparecer na primeira página do Google:
Agora que você já tem um ideia de como funciona a busca no Google, vou dar algumas dicas para você implementar no seu site.
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Vincent Benedicto
SEO Sênior – Grif Art & Design
Blog © SEO Training | Curso SEO - Treinamento SEO do básico ao avançado
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GloRibolli / abril 4th, 2016 1:45
Muito bom esse texto. Nunca tinha lido nada sobre essa indexação semântica latente, interessante! Mais interessante ainda é essa inteligencia artificial do Google.
Logo ele vai até adivinhar o que nós pensamos! Estou interessada no curso de seo online. Vou te ligar. Abs.
Vincent Benedicto / abril 4th, 2016 1:51
Com certeza, o objetivo do Google é esse mesmo, saber o que pensamos antes mesmo de digitar! rsrs
Sobre o Curso de SEO estou esperando sua ligação para te dar mais informações. Obrigado pela visita e volte sempre!
Fabiano / junho 20th, 2016 21:37
O google todo dia esta com suas mudanças
Vincent Benedicto / junho 29th, 2016 0:12
Por isso temos que ficar atentos, Fabiano! Obrigado pela visita!
Humberto / maio 2nd, 2017 16:25
Pretendo ver os meus anúncios na primeira pagina.`É possível??
Vincent Benedicto / junho 22nd, 2017 1:47
Olá, Humberto! Anúncios na primeira página você consegue com AdWords e não com SEO.